segunda-feira, 6 de abril de 2009

STARPARTY GALACTICA – MONTARGIL, 2009

Integrada nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia, e organizada pela Associação Nova Cultura de Montargil e pelo Fórum Galáctica, decorreu no passado dia 4 de Abril em Montargil, uma das maiores Astro festas a que já assisti. Como membro do Fórum Galáctica, esta é sempre mais uma oportunidade para conviver e conhecer novos membros e partilhar alguns conhecimentos mas principalmente recolher muitos mais. Várias foram as palestras que aconteceram na tarde do dia 4: Galileu Galilei e o Ano internacional da Astronomia de 2009 pelo Prof. Guilherme de Almeida, Telescópios pelo Prof. Pedro Ré, Espectros estelares por Filipe Dias entre outras. A assistência era razoável e ouvir estes palestrantes é sempre uma boa experiência.

Chegada a noite e depois do jantar, era hora de ir para o local previamente designado junto à barragem de Montargil. À chegada ao local, já lá estava a GNR, que exemplarmente, chegou com as luzes apagadas para não interferir nas observações que ali já decorriam. Outros não lhes seguiram o exemplo mas há que ter paciência porque para muita gente, esta era a primeira vez que iam a uma Astro festa.
A noite apresentava-se limpa, com alguma nebulosidade mais baixa mas uma humidade muito alta. Mais para dentro da noite, a temperatura baixava até aos 7º só ficando os mais resistentes que esperavam que a Lua descesse no horizonte para que a Via Láctea mostrasse toda a sua beleza.
Quanto a fotos, ainda tive tempo para fazer umas à Lua. Principalmente na zona do terminador (onde acaba a zona iluminada e começa a zona escura) e também ao enxame globular de Hércules (M13). O problema foi que ao chegar a casa, reparei que tinha o telescópio descolimado (espelhos desalinhados) o que causa uma imagem fantasma por cima da imagem original. Já tenho trabalho para a próxima semana.
É sempre gratificante ver a adesão que estes eventos possuem. Alguns mais que outros mas sempre com participantes dispostos a explicar algum evento e a mostrar no seu telecopio aquele objecto mais difícil de ver. Saturno faz sempre sucesso em qualquer Astro festa e esta não foi excepção. A Lua é igualmente um alvo frequente e vista com grande ampliação deixa sempre qualquer um de boca aberta com o detalhe das suas crateras e mares.
2009 é o Ano Internacional da Astronomia onde se comemoram os 400 anos das primeiras observações astronómicas de Galileu Galilei. Aproveite esta oportunidade e procure saber um pouco mais do que está lá em cima. Afinal, o céu é de todos!


Sem comentários:

Enviar um comentário