segunda-feira, 6 de abril de 2009

Naturaleza Nocturna – José B. Ruiz

Começo esta série de artigos com um livro que me foi oferecido há relativamente pouco tempo pelo autor mas que já estava na minha longa lista de aquisições desde o seu lançamento. Evidentemente que um livro com o título "Naturaleza Nocturna" me chamaria sempre a atenção, não fosse eu um apaixonado pela fotografia nocturna.
O autor do livro é José B. Ruiz, o fotógrafo e naturalista espanhol mais galardoado do seu país, onde se incluem alguns prémios no prestigiado "BBC Wildlife Photographer of the Year". A própria capa do livro mostra uma fotografia premiada nesse concurso na categoria "From Dusk to Dawn" e vencedora absoluta do "Innovation award" no ano de 2003, intitulada "Cegonhas no Parque Natural de Berruecos, Cáceres" e é uma clara demonstração da criatividade e capacidade de inovação do autor.
Todas as imagens contidas neste livro foram captadas em Espanha, sendo esta uma das características de José B. Ruiz, só raramente saindo do seu país para fotografar.
O livro é um excelente guia para quem se quer iniciar no mundo da fotografia nocturna, incluindo conselhos úteis, tabelas de exposição e variadas técnicas fotográficas. As suas fotos servem de inspiração e chamam-nos a atenção para a surpreendente paisagem e vida animal nocturna do país vizinho.

Ficha técnica:
Título – Naturaleza Nocturna
Autor – José B. Ruiz
Editora – Ambiental Publicaciones, Editorial Turquesa
Formato – Capa dura
Páginas – 168
Ano – 2003
Idiomas – Lançado unicamente em castelhano
ISBN – 84-95412-19-5

Mais informações em http://www.naturalezanocturna.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário